sábado, 28 de maio de 2011

CASTELO DE VERSAILLES

O castelo real se localiza na cidade de Versailles, para lá Luis XIV, mudou-se de Paris, com o intuito de permanecer num lugar afastado do tumulto da população parisiense em meio as guerras civis. Luis XIV, queria um local onde pudesse organizar e controlar totalmente um governo da França por um governo absoluto.Até então, o castelo era apenas um pavilhão de caça para eles, que se expandiu, tornando-se o Château de Versailles.
  Incumbido da tarefa de transformar o que era o pavilhão de caça de Luís XIII, no mais opulento palácio da Europa, o arquiteto Louis Le Vau reuniu centenas de trabalhadores e começou a construir um novo edifício ao lado do já existente. Foram assim realizadas sucessivas ampliações - apartamentos reais, cozinhas e estábulos - que formaram o Pátio Real.
  O palácio foi habitado pelos reis Luis XIV, Luis XV e Luis XVI, e suas dignissimas esposas, as três Marias, Maria Teresa, Maria Leszczyska e Maria Antonieta.
  Segundo nosso guia, Maria Antonieta, casada com Luis XV, era a única odiada. Durante a revolução, quando o povo tentou entrar no castelo, Maria Antonieta se refugiou no quarto do rei, por uma passagem camuflada de seu quarto.

                                                  FAMILIA REAL NO CASTELO DE VERSAILLES

     CENAS DO FILME MARIA ANTONIETA( INTERPRETADA PELA ATRIZ KIRSTEN DUNST), DE SOFIA COPPOLA

     Bem, mas vamos ao que interessa, desde antes de irmos para Paris, todos já nos falavam que não poderiamos deixar de conhecer o castelo...mas como, se teríamos apenas um dia e meio na França e ainda queríamos visitar os pontos turisticos de Paris??
    Mas conseguimos, não visitamos todos os pontos turisticos de Paris, ao menos os mais importantes e no outro dia, acordamos cedo e seguimos de carro rumo a Versailles. Para ir a Versailles você tem a opção de ir de metrô, de trem, ônibus ou fazer como nós, entramos em contato com uma empresa que nos pega no nosso hotel e nos deixa lá de volta, ou onde desejarmos.O preço é em conta, pois o guia vai nos contando a história do palácio desde o caminho de ida até o final da visita ao palácio.
     O palácio é enorme, e foi construido com diversos cômodos, para abrigar tanto a familia real, quanto seus empregados, mas nem todos ficavam lá, alguns empregados do rei moravam nas ruas de Versailles, possuim suas próprias residências e assim comércios também foram aparecendo...

                                   UMA DESSAS ANTIGAS RESIDÊNCIAS DOS EMPREGADOS DO REI  

      Ao chegarmos no castelo, ficamos admirados com a beleza do lugar, a fachada imponente com seus detalhes feita pelos arquitetos do rei e diversas estátuas...


    
  
    Os portões são cheios de detalhes...



 
     Dentro do castelo, o que vemos é uma mistura de cores e um ambiente carregado de móveis, lustres e quadros, sem tirar o estilo clássico da época.
     Logo na entrada, eles nos dão um aparelho, que ao escutarmos, nos conta sobre cada cômodo. Mas como funciona???
     Em cada cômodo, existe uma plaquinha com um número diferente, assim, no aparelho só precisamos pressionar o mesmo número e saber da história toda detalhada. O problema como sempre é que não existe a versão em português!

                                             ESSE É O APARELHO, NOSSO GUIA PELO CASTELO
    




   
      E logo, entramos na galeria dos espelhos, para mim, o ambiente mais lindo do castelo. Segundo nosso guia, antes era uma varanda, mas quando chovia, molhava lá dentro, dificultando a passagem do rei e da rainha para o outro lado da galeria, assim, resolveram fechar o espaço. A pintura do teto era dedicada as vitórias militares.
    Dentro do castelo é tudo muito lindo, mas impossivel de se andar em época de alta estação, fica muito lotado e somos obrigados a andar espremidos de um ambiente para o outro, o calor também não ajuda muito.

  
       Nos fundos do castelo, o Jardim de Versailles é a coisa mais linda!!!!
       Geometricamente perfeito e com a bela vista do lago.




            
    Antes de sairmos do castelo, passamos na loja da Ladurée, dentro dele. A loja é uma graça, tem em vários lugares de Paris, mas como tinha uma do meu ladinho, corri para comprar os famosos macarons!
    Na verdade, eu tava numa fila enormeee do banheiro e pedi para meu irmão comprar para mim e adivinha o que eles fez...

   
                             Site da Ladurée: http://www.laduree.fr/fr/fabricant/produits/patisseries

sexta-feira, 20 de maio de 2011

PARIS

 O que dizer da cidade mais romantica do mundo?
 A cidade é linda, mais quer saber???Não sei se foi pela época que fui abarrotada de turistas, ou por ter ido com a familia, mas não achei nada de romantica!
 Continuo preferindo a Itália.!Talvez, se tivesse tido mais tempo para conhecer a cidade, ou simplismente porque as pessoas falam tanto de Paris e eu fui esperando muito e não achei nada disso...enfim!
 Uma coisa que me chamou atenção foi a educação dos franceses, logo eles que têm fama de serem frios, só faltavam falar nossa lingua para nos deixarem a vontade.
 Os franceses curtem Paris andando de bicicleta, caminhando e fazendo picnic em meio a bela paisagem da primavera, nessas horas queria deixar de ser uma simples turista admirando de cima do tour bus e fazer parte desse cotidiano deles.


    Ao chegarmos na França, fomos logo tirando as jaquetas, fazia calor na cidade, sorte que já contávamos com isso.
   Na procura por um hotel para nos hospedarmos lá, pesquisamos aqui em Manaus um próximo do arco do triunfo e da Champs Elysees, uma ótima localização, então escolhemos o hotel Best Western Elysees Paris ( site: http://book.bestwestern.com/bestwestern/FR/Paris-hotels/BEST-WESTERN-Elysees-Paris/Hotel-Overview.do?iata=&promoCode=&corpID=&propertyCode=93577).
  
                                                                                          RECEPÇÃO

                                                                                  SUITE

                                            Café da manhã, ou melhor le petit déjeuner (aprendi isso aula passada...hehe)

   Então, após fazermos nosso check in, saimos em busca de algum lugar para almoçar, tendo em vista que já era praticamente 15hr e raros seriam os restaurantes abertos, assim entramos numa espécie de lanchonete/restaurante do lado do nosso hotel, completamente vazia.
  Nosso primeiro contato com a lingua francesa seria ali, tentando escolher o que queríamos comer, mas para nossa sorte, a atendente era portuguesa...aeee!Não morreríamos de fome logo no primeiro dia, e afinal eu só tive 04 aulas de francês antes da viagem, ainda não sabia formular frases, neh!
  Bem, essa lanchonete era bem fofa, toda pequena e com cada doce lindo, a vontade de pular a refeição e ir direto para o doce era grande, mas tudo ao seu tempo. Pedi então uma massa pronta que tinha lá com batata cozida bem gostosa, ela soh fez esquentar e tava uma diiiliciaaa..hehe.Como não podia deixar, pedi um brownie com açucar por cima, que gostosooo!!!!




   Terminada a refeição, corremos atrás do nosso querido tour bus, tão útil nessa viagem! Mas para chegarmos na parada mais próxima dele, teríamos que descer uma escada, entrar na estação de metrô andar bastante e subir de novo, onde chegaríamos do outro lado do arco do triunfo, na frente da parada.
   Compramos nosso ticket e subimos, lógico que queríamos ficar nas cadeiras de cima para termos uma vista melhor de Paris!!!
   Assim que o ônibus começou a andar, percebemos o caos que é a rua de Paris, ao menos o engarrafamento que ficou nas ruas do arco nos deixou plantados no ônibus por praticamente 1hr. Loucura que achamos só existir no Brasil!
  Antes do ônibus sair, ficamos vendo de cima uns caras se apresentando na calçada, dançando para atrair os turistas, mas logo chegou a policia e acabou com a festa.

                                 Na estação de metrô é cheio dessas imagens, principalmente de filmes

                                                     Os caras dançando para os turistas

                                             Já no tour bus, em frente ao Arco do Triunfo


                                                           Vista do Arco do Triunfo

   Primeira parada: Torre Eiffel.
   Novidade, estava lotadaaaa...ainda bem que tenho medo de altura, porque a fila para subir nela estava enormeeee, então tirei foto lá debaixo mesmo.




    E chegamos em Notre-Dame, a igreja é linda por fora, mas por dentro é como todas as outras.
    A praça e os cafés ao lado estavam cheios, assim como as lojas de souveniers...


  
      Museu do Louvre
      Foi nossa terceira parada, mas estava lotado, sem condições de ver a tão comentada Monalisa, não pensamos duas vezes, e fomos embora, tentaríamos voltar no outro dia, mais tarde.Conselho, nunca vá nesses pontos turisticos cedo, porque é sempre lotado, a tardinha é a melhor opção!
      Apenas tiramos algumas fotos por fora, na linda pirâmide de vidro, mas vou logo postas as fotos do outro dia, quando conseguimos entrar.



  
    Ao voltarmos para o hotel, pudemos passear um pouco pela Champs Elysees, mas todas as lojas já estavam fechando, assim, corri para a loja da Swarovski, queria comprar minha caneta e dei de cara com uma escada lindaaaaaaaa, toda de vidro com Swarovski, eu precisava tirar uma foto nela!!!


 
        Rio Sena.
       Que vista linda!!!


           

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ROMA

  A Cidade Eterna como é conhecida é a capital da Itália, uma cidade carregada de histórias, cheia de monumentos, a impressão que temos é que estamos numa outra época, beeem no passado.
 Em abril, época em que fomos, a cidade encontrava-se cheia, lotada de turistas, devido a semana santa. Os pontos turisticos tornam-se impossíveis de serem visitados, as filas ficam enormes, as ruas ficam cheias de vendedores de souveniers tentando faturar com aquelas pessoas que querem levar uma lembrança da cidade para casa.
 Enfim, lotada ou não lotada a cidade é linda! Então, estando em Roma...aproveite!!!



     Como chegar em Roma?
     Bem, para quem vem de outro país, pegue um avião com destino ao Aeroporti di Fiumicino (Roma), ou quem vem de outra cidade da Itália, que foi nosso caso, pegue um trem.
     Nosso trajeto de Florença até Roma de trem, durou apenas 2hr, com o conforto do trem e admirando as belas paisagens da Toscana, chegamos a Stazione Roma Termini, a maior da Europa, com várias lojas, parece mais que estamos num shopping center. Mas para quem vai passar apenas dois dias na cidade, esqueça as lojas e corra para a fila de táxi, para ter tempo suficiente de fazer o check in no hotel e visitar o máximo de lugares que puder no resto do primeiro dia.

                                                                  STAZIONE ROMA TERMINI

    Para se locomover pela cidade, o melhor a se fazer é comprar um ticket dessas empresas de bus tour(ônibus turisticos), aqueles famosos ônibus vermelhinhos de dois andares, que te levam para conhecer todos os pontos turisticos da cidade. Esses ônibus têm paradas em todos esses pontos, param de 15 em 15min e você só tem que mostrar o ticket que você comprou na primeira parada e que vale por dois dias.
   Se você não quiser parar em todos os lugares, pode continuar no ônibus, até soltar onde deseja. Uma das coisas mais legais de se pegar esse transporte é que todos eles vêm com fone e você liga ele no seu assento, assim enquanto você faz o percurso, vai ouvindo todas as histórias dos lugares pelos quais está passando, esse recurso tem em praticamente todas as linguas, mas só vi em português no tour bus da Espanha, infelizmente!

 NO TOUR BUS VOCÊ TEM QUE SER ÁGIL, PORQUE OS LUGARES DE CIMA POR SEREM MELHORES SEMPRE  ENCHEM RÁPIDO

      Durante o trajeto do ônibus, o Vaticano sempre é deixado por último, por ser o mais distante. Mas, como não tinhamos muito tempo na cidade, resolvemos ficar dentro do ônibus e parar primeiro nele.
     Só que era semana santa, então imaginem, a basilica estava lotadaaaa. A fila dava volta, nos restou tirar fotos de fora mesmo e seguir nosso caminho, mas só não fiquei mal porque ano passado consegui visitá-la.
     Se tiver mais tempo, vale a pena visitar o museu ao lado da basilica, nele está enterrado o túmulo do papa.

          
         Outro importante ponto a ser visitado em Roma, ficava perto do nosso hotel, a famosa Fontana di Trevi, onde consultando o Wikipédia, " é a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália".


Os turistas costumam se amontoar na frente da fonte para fazerem pedidos ao jogarem moedas, o mais comum é o desejo de retornarem a Roma. Para mim deu certo...hehe

       Próxima parada, Coliseu (em italiano Colosseum), talvez o simbolo mais importante de Roma.
     O coliseu foi usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.Agora, é visto em ruínas, devido a terremotos e pilhagens, mas sempre foi visto como simbolo do Império Romano.
     Para entrar lá, prepara-se para entrar numa enorme fila, que independente da época do ano, sempre é um dos mais visitados, em frente ao coliseu há homens vestidos de gladiadores prontos para serem alvos de fotos de recordações para os turistas, mas não pensem que é de graça, eles fazem a pose, mas pedem o dinheiro!
    A entrada para o coliseu custa 12 euros e é vendida juntamente com a do Foro Palatino, no qual encontramos ruínas e construções que naquela época pareciam ser construidas de forma bem organizadas.

                                                               Coliseu


  
                                                             Foro Palatino



  Não lembro que praça é essa, mas esse obelisco é a cara de Roma, essa era uma das paradas que o tour bus fazia e que não descemos...hehe         


      Como uma arquiteta observadora, não posso deixar passar esse detalhe...
     Em todas as construções que estão em reforma pela Itália, para camuflar aquela bagunça que fica em obra, eles costumam cobrir as fachadas com telas transparentes do tamanho das edificações, nelas eles desenham a imagem de como vai ficar a construção, dando um aspecto de 3D. Muito legal!!!

    
                                                DETALHE DA TELA NA FACHADA


     No final da noite, o movimento fica por conta da Piazza dei Fiori, cena de filmes como When in Rome com Audrey Hepburn, suas escadarias repletas de flores e uma fonte no meio da piazza, atraem jovens e adultos.
    Termine sua noite, tomando um delicioso gelato em uma das sorveterias da piazza.


                                                                          Gelatosssssssss

         No lobby do hotel, revista com o Messi na capa...esse bomba na Europa!