quinta-feira, 19 de maio de 2011

ROMA

  A Cidade Eterna como é conhecida é a capital da Itália, uma cidade carregada de histórias, cheia de monumentos, a impressão que temos é que estamos numa outra época, beeem no passado.
 Em abril, época em que fomos, a cidade encontrava-se cheia, lotada de turistas, devido a semana santa. Os pontos turisticos tornam-se impossíveis de serem visitados, as filas ficam enormes, as ruas ficam cheias de vendedores de souveniers tentando faturar com aquelas pessoas que querem levar uma lembrança da cidade para casa.
 Enfim, lotada ou não lotada a cidade é linda! Então, estando em Roma...aproveite!!!



     Como chegar em Roma?
     Bem, para quem vem de outro país, pegue um avião com destino ao Aeroporti di Fiumicino (Roma), ou quem vem de outra cidade da Itália, que foi nosso caso, pegue um trem.
     Nosso trajeto de Florença até Roma de trem, durou apenas 2hr, com o conforto do trem e admirando as belas paisagens da Toscana, chegamos a Stazione Roma Termini, a maior da Europa, com várias lojas, parece mais que estamos num shopping center. Mas para quem vai passar apenas dois dias na cidade, esqueça as lojas e corra para a fila de táxi, para ter tempo suficiente de fazer o check in no hotel e visitar o máximo de lugares que puder no resto do primeiro dia.

                                                                  STAZIONE ROMA TERMINI

    Para se locomover pela cidade, o melhor a se fazer é comprar um ticket dessas empresas de bus tour(ônibus turisticos), aqueles famosos ônibus vermelhinhos de dois andares, que te levam para conhecer todos os pontos turisticos da cidade. Esses ônibus têm paradas em todos esses pontos, param de 15 em 15min e você só tem que mostrar o ticket que você comprou na primeira parada e que vale por dois dias.
   Se você não quiser parar em todos os lugares, pode continuar no ônibus, até soltar onde deseja. Uma das coisas mais legais de se pegar esse transporte é que todos eles vêm com fone e você liga ele no seu assento, assim enquanto você faz o percurso, vai ouvindo todas as histórias dos lugares pelos quais está passando, esse recurso tem em praticamente todas as linguas, mas só vi em português no tour bus da Espanha, infelizmente!

 NO TOUR BUS VOCÊ TEM QUE SER ÁGIL, PORQUE OS LUGARES DE CIMA POR SEREM MELHORES SEMPRE  ENCHEM RÁPIDO

      Durante o trajeto do ônibus, o Vaticano sempre é deixado por último, por ser o mais distante. Mas, como não tinhamos muito tempo na cidade, resolvemos ficar dentro do ônibus e parar primeiro nele.
     Só que era semana santa, então imaginem, a basilica estava lotadaaaa. A fila dava volta, nos restou tirar fotos de fora mesmo e seguir nosso caminho, mas só não fiquei mal porque ano passado consegui visitá-la.
     Se tiver mais tempo, vale a pena visitar o museu ao lado da basilica, nele está enterrado o túmulo do papa.

          
         Outro importante ponto a ser visitado em Roma, ficava perto do nosso hotel, a famosa Fontana di Trevi, onde consultando o Wikipédia, " é a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália".


Os turistas costumam se amontoar na frente da fonte para fazerem pedidos ao jogarem moedas, o mais comum é o desejo de retornarem a Roma. Para mim deu certo...hehe

       Próxima parada, Coliseu (em italiano Colosseum), talvez o simbolo mais importante de Roma.
     O coliseu foi usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.Agora, é visto em ruínas, devido a terremotos e pilhagens, mas sempre foi visto como simbolo do Império Romano.
     Para entrar lá, prepara-se para entrar numa enorme fila, que independente da época do ano, sempre é um dos mais visitados, em frente ao coliseu há homens vestidos de gladiadores prontos para serem alvos de fotos de recordações para os turistas, mas não pensem que é de graça, eles fazem a pose, mas pedem o dinheiro!
    A entrada para o coliseu custa 12 euros e é vendida juntamente com a do Foro Palatino, no qual encontramos ruínas e construções que naquela época pareciam ser construidas de forma bem organizadas.

                                                               Coliseu


  
                                                             Foro Palatino



  Não lembro que praça é essa, mas esse obelisco é a cara de Roma, essa era uma das paradas que o tour bus fazia e que não descemos...hehe         


      Como uma arquiteta observadora, não posso deixar passar esse detalhe...
     Em todas as construções que estão em reforma pela Itália, para camuflar aquela bagunça que fica em obra, eles costumam cobrir as fachadas com telas transparentes do tamanho das edificações, nelas eles desenham a imagem de como vai ficar a construção, dando um aspecto de 3D. Muito legal!!!

    
                                                DETALHE DA TELA NA FACHADA


     No final da noite, o movimento fica por conta da Piazza dei Fiori, cena de filmes como When in Rome com Audrey Hepburn, suas escadarias repletas de flores e uma fonte no meio da piazza, atraem jovens e adultos.
    Termine sua noite, tomando um delicioso gelato em uma das sorveterias da piazza.


                                                                          Gelatosssssssss

         No lobby do hotel, revista com o Messi na capa...esse bomba na Europa!

         

Um comentário:

  1. hahaha obelisco só me lembra nosso trabalho da facul! omg! Tudo muito lindo em Roma, só achei caro o ingresso do Coliseu! mass... hehehehe

    beijos Fabi =D

    ResponderExcluir