sábado, 28 de maio de 2011

CASTELO DE VERSAILLES

O castelo real se localiza na cidade de Versailles, para lá Luis XIV, mudou-se de Paris, com o intuito de permanecer num lugar afastado do tumulto da população parisiense em meio as guerras civis. Luis XIV, queria um local onde pudesse organizar e controlar totalmente um governo da França por um governo absoluto.Até então, o castelo era apenas um pavilhão de caça para eles, que se expandiu, tornando-se o Château de Versailles.
  Incumbido da tarefa de transformar o que era o pavilhão de caça de Luís XIII, no mais opulento palácio da Europa, o arquiteto Louis Le Vau reuniu centenas de trabalhadores e começou a construir um novo edifício ao lado do já existente. Foram assim realizadas sucessivas ampliações - apartamentos reais, cozinhas e estábulos - que formaram o Pátio Real.
  O palácio foi habitado pelos reis Luis XIV, Luis XV e Luis XVI, e suas dignissimas esposas, as três Marias, Maria Teresa, Maria Leszczyska e Maria Antonieta.
  Segundo nosso guia, Maria Antonieta, casada com Luis XV, era a única odiada. Durante a revolução, quando o povo tentou entrar no castelo, Maria Antonieta se refugiou no quarto do rei, por uma passagem camuflada de seu quarto.

                                                  FAMILIA REAL NO CASTELO DE VERSAILLES

     CENAS DO FILME MARIA ANTONIETA( INTERPRETADA PELA ATRIZ KIRSTEN DUNST), DE SOFIA COPPOLA

     Bem, mas vamos ao que interessa, desde antes de irmos para Paris, todos já nos falavam que não poderiamos deixar de conhecer o castelo...mas como, se teríamos apenas um dia e meio na França e ainda queríamos visitar os pontos turisticos de Paris??
    Mas conseguimos, não visitamos todos os pontos turisticos de Paris, ao menos os mais importantes e no outro dia, acordamos cedo e seguimos de carro rumo a Versailles. Para ir a Versailles você tem a opção de ir de metrô, de trem, ônibus ou fazer como nós, entramos em contato com uma empresa que nos pega no nosso hotel e nos deixa lá de volta, ou onde desejarmos.O preço é em conta, pois o guia vai nos contando a história do palácio desde o caminho de ida até o final da visita ao palácio.
     O palácio é enorme, e foi construido com diversos cômodos, para abrigar tanto a familia real, quanto seus empregados, mas nem todos ficavam lá, alguns empregados do rei moravam nas ruas de Versailles, possuim suas próprias residências e assim comércios também foram aparecendo...

                                   UMA DESSAS ANTIGAS RESIDÊNCIAS DOS EMPREGADOS DO REI  

      Ao chegarmos no castelo, ficamos admirados com a beleza do lugar, a fachada imponente com seus detalhes feita pelos arquitetos do rei e diversas estátuas...


    
  
    Os portões são cheios de detalhes...



 
     Dentro do castelo, o que vemos é uma mistura de cores e um ambiente carregado de móveis, lustres e quadros, sem tirar o estilo clássico da época.
     Logo na entrada, eles nos dão um aparelho, que ao escutarmos, nos conta sobre cada cômodo. Mas como funciona???
     Em cada cômodo, existe uma plaquinha com um número diferente, assim, no aparelho só precisamos pressionar o mesmo número e saber da história toda detalhada. O problema como sempre é que não existe a versão em português!

                                             ESSE É O APARELHO, NOSSO GUIA PELO CASTELO
    




   
      E logo, entramos na galeria dos espelhos, para mim, o ambiente mais lindo do castelo. Segundo nosso guia, antes era uma varanda, mas quando chovia, molhava lá dentro, dificultando a passagem do rei e da rainha para o outro lado da galeria, assim, resolveram fechar o espaço. A pintura do teto era dedicada as vitórias militares.
    Dentro do castelo é tudo muito lindo, mas impossivel de se andar em época de alta estação, fica muito lotado e somos obrigados a andar espremidos de um ambiente para o outro, o calor também não ajuda muito.

  
       Nos fundos do castelo, o Jardim de Versailles é a coisa mais linda!!!!
       Geometricamente perfeito e com a bela vista do lago.




            
    Antes de sairmos do castelo, passamos na loja da Ladurée, dentro dele. A loja é uma graça, tem em vários lugares de Paris, mas como tinha uma do meu ladinho, corri para comprar os famosos macarons!
    Na verdade, eu tava numa fila enormeee do banheiro e pedi para meu irmão comprar para mim e adivinha o que eles fez...

   
                             Site da Ladurée: http://www.laduree.fr/fr/fabricant/produits/patisseries

Nenhum comentário:

Postar um comentário